Legião Urbana - LognPlay - A sua rádio na internet - www.lognplay.com

Compartilhe

Artista: Legião Urbana

  • Compartilhe esse artista:
  • Tipo: Banda/Conjunto
  • Cadastrado em: 12/08/2009
  • Avaliação: (3)
  • Execuções: 713938
  • LP Moderador:
    PORTO DO HARD ROCK desde: 16/08/2011

  • Gêneros: Rock,

Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical da gravadora EMI-Odeon em venda de discos por catálogo no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Acústico MTV de 1999 e Que País É Este de 1987.

História
A banda foi formada em agosto de 1982 após o termino de sua banda antiga, o Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reunem-se com Dinho Ouro Preto e formam então o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Ramones, The Smiths, The Cure e Joy Division.
O começo
A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.
Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.
O sucesso
Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.
O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.
O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso.
Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis".
O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado por muitos o melhor e mais inspirado trabalho deles, inclusive pelo próprio Renato Russo, além de conter o maior númer

Discografia
Álbuns de estúdio
• Legião Urbana (1985)
• Dois (1986)
• Que País É Este (1987)
• As Quatro Estações (1989)
• V (1991)
• O Descobrimento do Brasil (1993)
• A Tempestade (1996)
• Uma Outra Estação (1997)
Álbuns ao vivo e Coletâneas
• Música para Acampamentos (1992) (coletânea de gravações ao vivo)
• Mais do Mesmo (1998) (coletânea)
• Acústico MTV Legião Urbana (1999) (gravado ao vivo em 1992)
• Como É que Se Diz Eu Te Amo (2001) (gravado ao vivo em 1994 na turnê de "O Descobrimento do Brasil")
• As Quatro Estações ao Vivo (2004) (gravado ao vivo em 1990 na turnê de "As Quatro Estações")
• Legião Urbana e Paralamas Juntos (2009) (gravado ao vivo em 1988)
• Legião Urbana-PERFIL (2011) (SOMLIVRE- Lançamento Previsto para 12/01/2011)
Compactos
Ano Título Álbum
1985 "Será" Legião Urbana
"Ainda É Cedo"
Legião Urbana
"Soldados" Legião Urbana
1986 "Tempo Perdido"
Dois
"Eduardo e Mônica"
Dois
"Quase Sem Querer" Dois
"Acrilic On Canvas" Dois
1987 "Que País É Este" Que País É Este
"Angra dos Reis" Que País É Este
"Faroeste Caboclo"
Que País É Este
"Eu Sei" Que País É Este
1989 "Há Tempos" As Quatro Estações
"1965 (Duas Tribos)"
As Quatro Estações
1991 "O Teatro dos Vampiros" V
1993 "Giz" O Descobrimento do Brasil
"Perfeição" O Descobrimento do Brasil
1996 "A Via Láctea" A Tempestade
1997 "As Flores do Mal" Uma Outra Estação
1999 "Hoje A Noite Não Tem Luar" Acústico MTV
2001 "Índios/Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto/Que Pais é Este" Como É Que Se Diz Eu Te Amo
"Geração Coca-Cola" Como É Que Se Diz Eu Te Amo
Lema
Presente em quase todos os encartes de álbum da banda, a frase em latim Urbana Legio omnia vincit (Legião Urbana a tudo vence), adaptação feita por Renato Russo do mote Romana legio omnia vincit (Legião romana a tudo vence), criado pelo ditador Júlio César, tornou-se o lema da banda. Entre os poucos álbuns em que o epíteto não aparece, está A Tempestade, último trabalho da banda lançado com Russo ainda em vida e no qual o vocalista já se encontrava em avançado estágio da AIDS.
A banda gravada por outros intérpretes
As canções da Legião Urbana inspiraram regravações por músicos das mais diversas estéticas e tendências. Entre as releituras mais conhecidas estão a de Cássia Eller, para "Por Enquanto" e "1° de Julho"; Pato Fu, para "Eu Sei"; Paralamas do Sucesso, para "Química" e "Que País é Este?"; Jerry Adriani, para "Monte Castelo"; Zélia Duncan e Reação em cadeia, para "Quase Sem Querer" Ira!, para "Teorema"; Lulu Santos, para "Índios", Titãs e ainda a banda portuguesa The Gift, para "Sete Cidades" e "Que País é Este?", Capital Inicial, para "Que País é Este?"; do Barão Vermelho, para "Quando O Sol Bater Na Janela Do Seu Quarto" e do Charlie Brown Jr para "Baader-Meinhof Blues".

 
 
 

Indicar para E-Mail          Indicar para LPs


Indicar para E-Mail: