ADELE - LognPlay - A sua rádio na internet - www.lognplay.com

Compartilhe

Artista: ADELE

  • Compartilhe esse artista:
  • Tipo: Carreira Solo
  • Cadastrado em: 19/02/2011
  • Avaliação: (1)
  • Execuções: 238636
  • LP Moderador:
    ROSANA CALDI desde: 22/01/2012

  • Gêneros: Jazz, R&B, Rock, Música Popular,

Adele Laurie Blue Adkins (Enfield, 5 de maio de 1988), conhecida pelo nome artístico Adele é uma cantora e compositora britânica de Soul. Ela foi a primeira a receber o prêmio Critics' Choice do BRIT Awards e foi nomeada "Artista Revelação" em 2008 pelos críticos da BBC. Em 2009, Adele ganhou dois Grammy Awards de "Artista Revelação" e "Melhor Vocal Pop Feminino" e em 2012 ganhou 6 Grammy Awards. Teve seu reconhecimento mundial ao lançar o álbum 21 e dominar as paradas de sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido com o single "Rolling In The Deep". Durante a carreira, ela ganhou 8 Grammy Awards, incluindo o de "Melhor Artista Solo" em 2012.
Em 2006, Adele atraiu a atenção da XL Recordings com suas três demos no seu perfil no MySpace e acabou por assinar com a gravadora. Desde a sua estreia, o álbum 19 de Adele foi aclamado pela crítica e foi um sucesso em vendas. O álbum estreou em número um e recebeu três certificações de platina no Reino Unido. Sua carreira de sucesso nos Estados Unidos começou após uma apresentação sua no programa Saturday Night Live em 2008. Adele lançou seu segundo álbum 21 em 24 de janeiro de 2011 na Inglaterra e em 22 de fevereiro nos Estados Unidos. O álbum foi um sucesso comercial e com a crítica, vendendo 208 mil cópias na primeira semana de vendas no Reino Unido estreando em primeiro lugar na UK Albums Chart e também liderou as paradas de vendas em vários países. O CD também estreou muito bem nos Estados Unidos alcançando a primeira posição na Billboard 200 vendendo 352 mil cópias na primeira semana.
Depois de uma aclamada performance ao vivo no BRIT Awards de 2011, a canção "Someone Like You" chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso no Reino Unido, enquanto o álbum também permaneceu como número um no país. A Official Charts Company anunciou que Adele é a primeira artista a alcançar, ainda viva, uma canção e um álbum como número um ao mesmo tempo na Inglaterra desde Os Beatles em 1964.
Adele teve uma hemorragia nas cordas vocais (motivo de uma cirurgia), ela declarou ter medo de prejudicar sua voz devido ao consumo constante de cigarros, contudo, lançou seu DVD "Adele Live at The Royal Albert Hall" em 29 de novembro de 2011.
Durante a premiação do Grammy Awards de 2012, Adele levou seis prêmios, vencendo em todas as categorias em que foi indicada. Ela ganhou em Melhor Gravação do Ano ("Rolling in the Deep"), Álbum do Ano (21), Música do Ano ("Rolling In the Deep"), Melhor Performance Solo Pop ("Someone Like You"), Melhor Álbum Pop (21) e Melhor vídeo musical - versão curta ("Rolling In the Deep").

Este anexo lista a discografia de Adele, cantora do Reino Unido. Consiste em dois álbuns de estúdio, dez singles, seis videoclipes, dois extended play e um álbum de vídeo.
Interpreta fundamentalmente soul, apesar de misturá-lo a diversos estilos musicais diferentes, como pop, R&B, jazz e rock alternativo. Em setembro de 2006, Adele assinou um contrato com a gravadora XL Recordings e lançou seu álbum de estreia 19, em janeiro de 2008. O álbum foi bem recebido pelos críticos e alcançou o topo do UK Albums Chart e a nona posição na Billboard 200, recebendo disco de platina quádruplo pela BPI e de platina pela RIAA. Ficou entre os 100 álbuns mais vendidos na Holanda durante três anos consecutivos, sendo o mais vendido no país em 2009. O primeiro single do álbum foi Hometown Glory, seguido por Chasing Pavements que alcançou a primeira posição na VG-lista da Noruega, a segunda posição no UK Singles Chart e a vigésima primeira posição na Billboard Hot 100 recebendo disco de prata pela BPI[9 e de platina pela RIAA. O terceiro single foi Cold Shoulder e o quarto Make You Feel My Love, que alcançou a quarta posição no UK Singles Chart e foi certificado ouro pela BPI e pela RIAA. O álbum rendeu a Adele dois prêmios Grammy nas categorias Best New Artist e Best Female Pop Vocal Performance por Chasing Pavements.
Em janeiro de 2011, Adele lançou o seu segundo álbum 21, que debutou na primeira posição no UK Albums Chart e foi certificado quatorze vezes platina pela BPI. fez Adele entrar para a edição de 2012 do Guinness Book com três recordes: a primeira cantora da história a ter dois singles e dois álbuns simultaneamente no top 5 do Reino Unido (um feito que só os Beatles conseguiram em 1963), mais semanas consecutivas na primeira posição por uma cantora no Reino Unido com onze semanas (um recorde mantido por Madonna desde 1991 com o álbum The Immaculate Collection), mais semanas acumuladas na primeira posição por uma cantora no Reino Unido com vinte semanas (quebrando o recorde de Alanis Morissette e Shania Twain com os álbuns Jagged Little Pill e Come on Over que era de onze semanas)e o primeiro álbum da história a vender três milhões de cópias em um único ano no Reino Unido. Nos Estados Unidos, o álbum debutou na primeira posição, passando um total de vinte semanas não consecutivas no topo (o maior tempo no topo desde a trilha sonora do filme The Bodyguard em 1993) e as trinta e nove primeiras semanas no top 5 (estabelecendo um novo recorde de maior permanência no top 5 na era Nielsen SoundScan, que vai de 1991 até hoje), recebendo o disco de platina sétuplo pela RIAA.21 é o álbum com mais downloads pagos da história e o álbum mais vendido de 2011 no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Na Austrália, o álbum passou um total de vinte e sete semanas não consecutivas no topo, enquanto Adele conseguiu por dois álbuns e dois singles no top 10 da ARIA Charts. No Canadian Albums Chart, o álbum também debutou na primeira posição e permaneceu no topo durante vinte e nove semanas não consecutivas. O primeiro single do álbum, Rolling in the Deep, alcançou a segunda posição no UK Singles Chart[6 e a primeira na Billboard Hot 100 durante sete semanas consecutivas. A canção foi certificada ouro pela BPI e seis vezes platina pela RIAA, tornando-se a canção mais vendida de 2011 nos Estados Unidos com mais de cinco milhões de cópias e a terceira mais vendida na Europa com 1.26 milhão de cópias. O segundo single foi Someone Like You, que tornou-se a sua primeira canção número um no Reino Unido e a sua segunda canção número um nos Estados Unidos, passando cinco semanas não consecutivas no topo do UK Singles Chart e da Billboard Hot 100. A canção foi certificada platina pela BPI e quatro vezes platina pela RIAA, tornando-se a canção mais vendida de 2011 e a primeira a superar a marca de 1 milhão de cópias na nova década no Reino Unido. Set Fire to the Rain foi o terceiro single do álbum a liderar a parada americana. 21 foi o álbum mais vendido de 2011, superando a marca de 16 milhões de cópias e alcançando a primeira posição em 19 países. Adele vendeu mais de 20 milhões de álbuns mundialmente e 14.247.000 canções digitais nos Estados Unidos.

 
 
 

Indicar para E-Mail          Indicar para LPs


Indicar para E-Mail: