RIHANNA - LognPlay - A sua rádio na internet - www.lognplay.com

Compartilhe

Artista: RIHANNA

  • Compartilhe esse artista:
  • Tipo: Carreira Solo
  • Cadastrado em: 04/11/2009
  • Avaliação:
  • Execuções: 180448
  • LP Moderador:
    ROSANA CALDI desde: 21/08/2011

  • Gêneros: R&B, Reggae, Música Popular,

Robyn Rihanna Fenty, conhecida pelo seu nome artístico, Rihanna (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. Assinou contrato com a editora Def Jam Recordings após uma audição, que assimilou o interesse do produtor Evan Rogers e do vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, na jovem artista.

Em 2005 gravou o seu primeiro álbum de estúdio, Music of the Sun, que alcançou o top 10 da Billboard 200. Um ano depois lançou o seu segundo trabalho de originais, A Girl Like Me, obtendo a quinta posição da tabela musical norte-americana, incluindo a canção que foi o seu primeiro topo norte-americano em single, "SOS". Em 2007, Good Girl Gone Bad é lançado e atinge a segunda posição na tabela de álbuns da Billboard, sucedendo-se Rated R em 2009 que obteve o quarto lugar. No mesmo ano, foi nomeada embaixadora da Cultura e da Juventude do seu país.

Vendeu mais de 30 milhões de álbuns e 100 milhões de singles, conseguindo colocar dez singles no topo da Billboard Hot 100 — "SOS", "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia", "Live Your Life", "Rude Boy", "Love the Way You Lie", "What's My Name?", "Only Girl (In the World)" e "S&M" — sendo a artista feminina com mais topos atingidos desde no início da década de 2000 e do século XXI na tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas.[14][15] É vencedora de quatro Grammy, três VMA, dois EMA, quatro AMA, três BMA, três TCA, e dois WMA, entre outros. É também uma das intérpretes musicais que mais alcançaram a primeira posição nas tabelas da Billboard desde da década de 2000 até ao momento.

Além de cantora, é compositora, co-produtora, dançarina, modelo, designer de moda, autora e actriz, tendo feito ainda a sua própria marca de guarda-chuvas, Rihanna Umbrellas, após o lançamento do single "Umbrella". Também foi convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora o projecto tenha sido cancelado. Foi ainda indicada para o remake de The Last Dragon, protagonizado por Samuel L. Jackson.[28] A 26 de Julho de 2010 foi confirmado que a sua estreia no cinema seria com a participação no filme Battleship, com estreia em 2012

Foram lançados 5 álbuns de estúdio, dois álbuns de remixes e um álbum relançado. Lançou também vinte e um singles, quinze videoclipes, um extended play, um álbum digital e um álbum de vídeo, além de participar num outro. A cantora também teve as suas músicas incluídas em vinte sete compilações.
Os álbuns da cantora interpretam diversos estilos musicais diferentes, como R&B, rap, reggae e dance, mas também os mistura.[7] O seu álbum de estreia, Music of the Sun, lançado com a ajuda da editora Def Jam, mistura os géneros dance, com R&B e reggae, tal como o seu primeiro single "Pon de Replay". O seu segundo álbum, A Girl Like Me, tem um estilo tropical, mas contém também estilos urbanos e pop. A Junho de 2007, Rihanna lançou o seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad, que assume um estilo total de R&B, com influências dance, reggae, rock e electro. Em números, cinco dos singles do álbum, Good Girl Gone Bad, terá vendido mais de cinco milhões de cópias, ou seja, "Umbrella", "Don't Stop The Music", "Shut Up And Drive", "Take A Bow" e "Disturbia".

Também participou noutros singles, como por exemplo o de lançamento da banda J-Status, "Roll It". Juntamente com outras cantoras de R&B, como Mariah Carey, Mary J Blige e Beyoncé, fez uma canção para uma actuação especial, "Just Stand Up". Outra das participações da cantora foi "Live Your Life" com o rapper T.I., que foi lançado como single com videoclipe e foi atribuída cinco platinas à canção. Em 2009, a cantora fez uma participação especial no videoclipe do single do cantor Kanye West, "Paranoid".

Hotness é um EP, ou álbum não oficial, lançado a 8 de Março de 2008 na internet,[311] contém faixas exclusivas, embora nenhuma delas tenha sido single. Alguma das faixas, como "Roll It" e "Throw Your Hands Up", entraram nas tabelas de alguns países.

 
 
 

Indicar para E-Mail          Indicar para LPs


Indicar para E-Mail: